domingo, 18 de maio de 2014

Contabilidade, um balanço da história...



     Muitas vezes falamos que gostamos, mas não sabemos ao certo de onde veio, como surgiu... Vamos mostrar um pouco sobre Contabilidade, contando  para você um pouco sobre esse ofício, desde a década de 70 até os dias atuais, com o SPED. Assim, você irá perceber que a história da Contabilidade é mais antiga do que talvez possa ter imaginado.
                                                                           

     A história da Contabilidade está ligada à necessidade de registros do comércio, atividades de trocas e vendas. A herança recebida dos pais denominou-se patrimônio, necessidade de proteção e registros da posse e perpetuação. 
     O mundo mudou e a profissão do Contador deu um salto muito grande na história. Da caneta tinteiro bico fino mosquitinho, passando pela caneta esferográfica, às máquinas eletromecânicas e chegando aos modernos potentes computadores, e a nova era da contabilidade. 

Imagem: falzonfinancial.com.au 
     A década de 70, na história da Contabilidade foi marcada pela sua informatização. O profissional era conhecido como guarda-livros/bookkeeper ( pessoas que, apesar de não apresentarem escolaridade formal em Contabilidade, exerciam atividades de escrituração contábil). A origem desse estranho nome era proveniente de sua principal função, que até então, era a de escriturar e manter em boa ordem os livros mercantis das empresas comerciais. Era um trabalho altamente mecanicista. Para a contratação desse profissional anúncios eram divulgados e cursos disponibilizados. 

Imagem: prensaP.jpg
     Como instrumento de trabalho, a primeira prensa foi criada em 1450/1455 e utilizada até meados do século passado, para colar as folhas e gelatinas dos livros diários, era o chamado sistema de cópia por gelatinas. Cada lançamento era necessariamente feito em sistema de carbonos ou fitas copiativas que, ao final do período, eram passados por um rolo (ou placas) gelatinoso e reproduzidos no livro definitivo, que ainda em branco, era devidamente registrado na Junta Comercial, com seus termos de abertura e encerramento.

      A ficha tríplice veio para modernizar o procedimento, composta de três vias carbonadas. A primeira é impressa com uma tinta especial que permite ser copiada no Diário Geral da empresa. A segunda via, cor-de-rosa, aparece a conta a ser debitada. Na terceira via, cor amarela, aparece a conta a ser creditada. Isso é Ciência Contábil. 
Imagem: cesup.ufrgs.br
    
     A introdução da informática em 1980 alterou consideravelmente os processos de trabalho, facilitando o registro das operações e missão de relatórios, por meio da BUREAL. Os documentos eram levados e processados pelos profissionais chamados de digitadores. O funcionário trazia os relatórios para armazenamento na empresa. Muitas empresas investiram em Centros de Processamento Eletrônico de Dados-CPD, ainda bastante caros para os padrões da época, com a intuição de substituir as montanhas de papéis. Houve também, uma evolução no uso de máquina somadora, desde a década de 50 a 80.  

     A década de 90 foi marcada pela tecnologia dos PCs: computadores de mesa para uso pessoal substituindo a máquina de escrever. O tempo despendido na execução de atividades foi drasticamente reduzido. Trabalhos que exigiam dias de aplicação eram concluídos, com melhor qualidade, rapidamente. Os cálculos mais complexos, que necessitavam dias para execução estavam prontos em algumas horas. Cópias deixaram de ser um problema, sendo que os documentos em papel, que ocupavam imensos volumes, começaram a ser arquivados em disquetes. 
 Imagem: informativogeral.blogspot.com
    
     A chamada "Bolha da Internet" teve seu ápice no ano 2000, com 361 milhões de usuários conectados. O profissional de Contabilidade passou a ser responsável pelas obrigações acessórias, que as empresas deveriam cumprir (Receita Federal), não importando o porte ou segmento. O descumprimento sujeitava o infrator à multa de acordo com a legislação.  

     Do burocrata atrás de uma montanha de números, cálculos e relatórios, o profissional de Contabilidade passa a ter novo papel, com conhecimento dos principais processos da empresa
e / ou cliente, realidade do mercado financeiro, economia sendo capaz de analisar os impactos que as mudanças econômicas trazem para a empresa, tecnologia da informação e legislação tributária com foco no SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).  
Texto: http://www.prosoft.com.br/noticias/videos/47-videos/244-tunel-do-tempo-da-contabilidade


     Vale a pena lembrar sempre, se você precisar gerar, administrar, consultar e parametrizar com segurança, é essencial que consulte um Contador que seja de sua total confiança.
     Veja com mais detalhes no vídeo a seguir, como foi importante o surgimento e a evolução da Contabilidade.


                                                        

Um comentário:

  1. Como é legal saber tudo isso! Por esses dias achei um artigo fantástico sobre ficha tríplice, no site https://www.dificio.com.br/ficha-triplice

    ResponderExcluir